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Esse é o tipo de concreto mais comum nas construções brasileiras, pois, pode ser utilizado em diversos tipos de estruturas. Ele possui uma consistência seca, por isso precisa da utilização de ferramentas como vibradores para ser adensado e seu transporte deve ser realizado por meio de carrinhos de mão, gruas, elevadores ou gericas.
Esse tipo de concreto tem como principal característica a sua alta fluidez, permitindo que ele seja transportado por bombeamento via tubulações. Ele é muito utilizado em grandes obras verticais, pois, o método de transporte empregado garante menos gasto de tempo com transporte e com adensamento do concreto, proporcionando menores gasto com mão de obra.
Esse concreto possui uma enorme fluidez, por isso, o seu slump é elevado, sendo superior a 200 mm e para assegurar uma alta homogeneidade, resistência, durabilidade e facilidade de bombeamento são utilizados aditivos fluidificantes. O que garante a ausência de segregações durante a concretagem, desse modo, não são necessárias ferramentas como vibradores para realizar o adensamento, diminuindo, significativamente, a mão de obra para realizar essa atividade.
O concreto leve é um tipo de concreto que possui baixa densidade, sendo cerca de um terço da densidade dos concretos comuns, enquanto os normais possuem densidade variando entre 2300 e 2500 Kg/m3, os levem chegam a aproximadamente 500Kg/m3. Eles se destacam pela sua elevada capacidade de isolamento térmico e acústico e costumam ser aplicados em regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, fabricação de blocos, enchimentos de lajes e outras exigências específicas de cada obra.
Esse tipo de concreto possui densidade superior a 2800Kg/m3, essa elevada massa específica é obtida através da adição de materiais pesados como magnetita, hematita e barita. A dosagem correta desses materiais deve proporcionar alta densidade, resistência, durabilidade e proteção contra radiações. Por esse motivo ele é utilizado, principalmente, nas construções de câmaras de radiação Raio-X ou gama, bases, lastros e paredes de reatores atômicos.
O concreto protendido comum e mesmo o concreto armado possuem uma resistência baixa a esforços de tração. Desse modo, o concreto protendido surgiu para possibilitar uma maior resistência do concreto a esse tipo de esforço. O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A armadura sofre um pré-alongamento e produz um sistema autoequilibrado de esforços, sendo esse sistema a tração no aço e a compressão no concreto, aumentando a resistência do material sem grandes impactos de ações externas.
Este tipo de concreto é também conhecido como concreto sem abatimento e tem aspecto de uma "farofa" onde se adiciona somente a água necessária para hidratar o cimento e facilitar a moldagem dos artefatos, utiliza-se entre 5 e 8% de água do total do traço em massa, é um concreto que possibilita a desforma imediata amplamente utilizado para fabricar blocos, tubos, pavers, telhas.
Concreto armado é uma estrutura que adiciona armações de aço ao concreto afim de aumentar sua resistência a forças de compressão e tração. Ele é bastante utilizado em pilares, vigas, sapatas, lajes, dentre outros componentes estruturais. E se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX.