Posted: 17-11-2020
Category: sustentabilidade
Tagged: cimento, cimento ecologico, co2, poluicao, startup
A startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
O pessoal da CarbonCure Technologies que reduzir o impacto que a indústria de concreto poluente causa no meio ambiente.
Pra vocês terem uma ideia, hoje, 8% de todas as emissões de carbono vem das indústrias. Se houver uma mudança na composição química do concreto usando carbono capturado, esse número pode chegar a zero.
A CarbonCure Technologies cria uma reação de CO2 líquido para ajudar a fazer concreto. Quando são misturados. o composto reage com o cálcio do cimento, produzindo carbonato de cálcio, que é um material que também liga os ingredientes, assim como o cimento.
Os aditivos são essenciais no concreto e também ajudam meio ambiente minimizando a pegada de carbono pois, podem ser utilizados como redutores do fator água / cimento proporcionando aumento na resistência levando a redução no consumo de cimento por m³ de concreto e também no consumo de água de duas formas seja no água incorporada no traço ou na que é utilizada durante a cura do concreto.
O carbonato de cálcio vai, nesse caso, reduzir a quantidade de cimento nas obras. Com isso, há uma redução nas emissões de carbono. Além disso, o carbonato de cálcio também fortalece o concreto.
Hoje a CarbonCure é usada em 225 fábricas de concreto nos Estados Unidos. E a intenção é expandir para o mundo inteiro!
Fonte: Link para publicação original
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para concreto auto adensável. O Aditivo de Cimento ATRAI FLUID altera as propriedades físicas e químicas da água, tornando o concreto fluído.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments