Posted: 11-08-2020
Category: Construção
Tagged: comporta, comportas, defesa civil
A Defesa Civil do RS informou que a primeira etapa das detonações controladas na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, foi realizada com sucesso na tarde de sábado.
A empresa Energética Campos de Cima da Serra Ltda, responsável pelo empreendimento, iniciou a abertura de uma das comportas laterais avançando 2,5 metros no concreto.
Por meio do Sistema de Comando de Incidentes instalado em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar, realizou uma nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo de garantir a segurança da população durante as detonações.
A operação que iniciou durante a madrugada de sábado mobilizou cerca de 40 militares. No início da tarde, a empresa iniciou a ações de detonação controlada com uso de explosivos após a confirmação por parte dos órgão de segurança pública da conclusão da varredura das áreas consideradas zona de impacto direto.
O trabalho de abertura das comportas laterais da barragem continua sendo realizado pela empresa, porém ainda sem prazo definido para conclusão.
Os proprietários das edificações devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança.
A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.
A Defesa Civil informou ainda que a segunda etapa de abertura da primeira comporta está prevista para ocorrer entre às 18h desta segunda-feira e às 6h de terça-feira.
Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a primeira comporta esteja aberta até o dia 12 de agosto. O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e o risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.
Autor:Celso Sgorla
Fonte: Link para publicação original
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para argamassa de assentamento, chapisco e reboco. O Aditivo de Cimento ATRAI MASSA reduz em até 100% o uso de cal.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments