Posted: 21-07-2020
Category: Construção
Tagged: pará, pontes de concreto, pontes de madeira
O governo do Estado vai construir, este ano, mais de 110 novas pontes em todas as Regiões de Integração do Pará. Elas serão custeadas por captações feitas pelo Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional (Prodeir) - que será lançado pelo Estado - e com recursos do Tesouro Estadual e do Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Pádua Andrade, este é maior pacote de construção e substituição de pontes de madeira por concreto do Estado. Os recursos obtidos pelo Finisa são exclusivos para substituição de pontes de madeira por concreto, assim como 28 pontes contempladas pelo Prodeir.
Haverá ainda a construção, por meio do Prodeir, de três pontes de grande porte em regiões estratégicas para a logística do Pará.
Será construída uma ponte na PA-370, no rio Curuá-Una, em Santarém, com 60 metros de extensão; outra sobre o rio Alto Capim, em Paragominas, com 560 metros, e ainda outra sobre o rio Acará, próximo à PA-150, que terá 280 metros de extensão.
Renovação - /Ao todo, a malha rodoviária sob jurisdição da Setran tem 7,5 mil quilômetros de extensão, com mais de 700 pontes, das quais, no início da atual gestão, 340 eram de madeira.
Somente em 2019, 20 novas pontes de madeira foram substituídas por concreto, e este ano serão construídas quase 120 novas pontes em concreto, das quais 103 de madeira serão substituídas.
“Isso garante segurança para quem usa as estradas paraenses, por meio de um dos maiores projetos de integração regional do governo, que vão ainda gerar emprego e renda para população”, destaca Pádua.
Com recurso do Tesouro Estadual, a Setran também fará, este ano, o reforço e readequação da ponte do Outeiro, em Belém, com aumento da extensão e recuperação das defensas dos blocos de fundação e instalação de defletores no canal de navegação, para evitar choques com embarcações.
Fonte: Link para publicação original
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Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para acelerar a resistância inicial do concreto. O Aditivo de Cimento ATRAI ACEL altera as propriedades físicas e químicas da água, reduzindo até 17% a sua utilização.
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