Posted: 21-07-2020
Category: Construção
Tagged: joinville
Mesmo em semestre impactado pelos efeitos econômicos da pandemia, a construção civil de Joinville conseguiu a liberação de quase meio milhão de metros quadrados em alvarás de construção.
Os 461 mil metros quadrados autorizados são o melhor resultado desde 2014, o último ano antes de crise econômica – desde então, metragem licenciada vinha caindo ano a ano.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 74%. A liberação para a construção é uma etapa importante, mas, é claro, não garante o início das obras: isso dependerá da capacidade de investimento dos construtores, uma preocupação em tempos de coronavírus.
O mês de menor metragem licenciada foi março, quando a pandemia começou. Mas logo houve normalização e o mês de junho é o melhor até agora, com 104 mil metros quadrados liberados.
Um conjunto de fatores proporcionou o resultado do primeiro semestre de 2020.
Houve recuperação econômica do setor, com reaquecimento a partir do início do ano.
A área de licenciamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente enfrentou demanda reprimida, em parte por causa da pendenga envolvendo a competência nas licenças ambientais – ação do Ministério Público impediu, em 2018, a transferência da tarefa para o governo do Estado.
A partir do episódio, foram adotados novos procedimentos no licenciamento, inclusive com formação de força-tarefa para reduzir o número de pedidos represados na área ambiental.
Houve mudanças de normas também. Uma nova lei municipal passou a valer no final de passado, com alterações sobre medidas de recuos para cursos d’água canalizados, como galerias.
A próxima medida será oferecer uma plataforma digital para o registro, tramitação e acompanhamento dos pedidos de alvará de construção. O dispositivo será implantado de forma gradual, por setor.
Fonte: Link para publicação original
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para acelerar a resistância inicial do concreto. O Aditivo de Cimento ATRAI ACEL altera as propriedades físicas e químicas da água, reduzindo até 17% a sua utilização.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments