Posted: 17-12-2019
Category: Arquitetura
Tagged: compostos orgânicos, nitrogênio
A poluição atmosférica está se tornando amplamente reconhecida como uma importante questão ambiental, especialmente em áreas de alta população, como em cidades e países em desenvolvimento. O óxido de nitrogênio é um poluente comum, produzido a partir da reação do nitrogênio com o oxigênio no ar durante a combustão. Pode ser emitido por escapamentos de veículos, juntamente com outros compostos voláteis.
Nas áreas urbanas de tráfego intenso, a poluição do ar pode realmente aumentar e ser significativamente prejudicial à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Embora o desenvolvimento de soluções sustentáveis estejam aumentando, reduzir o volume de poluentes emitidos na atmosfera pode não ser o único caminho a seguir para diminuir a poluição do ar. Os fotocatalisadores são materiais que absorvem a luz para efetuar uma reação química e podem ser usados para reduzir a poluição do ar, convertendo compostos orgânicos voláteis prejudiciais, como o óxido de nitrogênio, em compostos inofensivos.
Titania é um tipo de fotocatalisador que degrada os óxidos de nitrogênio e os compostos orgânicos voláteis, oxidando-os e tornando-os inofensivos. O Titania foi estabelecido como um fotocatalisador útil para reduzir a poluição do ar, embora os cientistas tenham procurado versões melhoradas.
Uma equipe internacional, incluindo cientistas da Universidade de Cambridge, anunciou recentemente um novo desenvolvimento que oferece uma solução ainda mais poderosa, composta de titânio e grafeno. Pesquisadores do Cambridge Graphene Centre o prepararam e testaram para ver ocorria a degradação dos poluentes, antes que os pesquisadores da Italcementi o aplicassem no concreto, para ver como ele se comportaria no ambiente construído.
Verificou-se que o material compósito produziu uma melhoria de 70% nos poluentes atmosféricos degradantes, em comparação com o titânio. Este novo material pode ser aplicado a edifícios de concreto ou construções de estradas; proporcionando um ambiente de vida mais saudável como resultado.
Fonte:Link para matéria original
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para pré-moldados de concreto. O Aditivo de Cimento ATRAI PLAST 1825 altera as propriedades físicas e químicas da água, economizando até 25% de sua utilização.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments