Posted: 02-09-2019
Category: Construção
Tagged: brasil, executivo, infraestrutura, infraestrutura de transportes, investimentos
De demanda por infraestrutura e logística no Brasil representa oportunidades de investimento para o setor privado, ainda mais com a incapacidade financeira do governo. Mas é importante definir regras claras para atrair os investidores para esse mercado, avaliou, na quarta-feira (28/8), o diretor da Bravo Serviços Logísticos, Marcos Ribeiro, no 12º Congresso Brasileiro do Algodão, em Goiânia (GO).
“O mundo tem esse dinheiro e quer investir no Brasil. Temos grandes demandas. Se colocarmos um ambiente mais claro que tenha garantia jurídicas, o governo não precisaria investir em infraestrutura”, disse ele.
Segundo Ribeiro, há uma agenda de projetos de logística de R$ 220 bilhões no Ministério da Infraestrutura para o segundo semestre deste ano e primeiro semestre de 2020. Mas a necessidade de investimentos gira em torno de R$ 1 trilhão, considerando apenas o transporte rodoviário, ferroviário e portos no país. E o maior potencial de investimentos está nas rodovias e ferrovias.
Mas o executivo avalia que as regras de parceria-público-privada no Brasil devem ser melhoradas, assim como as de concessão e privatização. O cenário atual, segundo ele, é de insegurança jurídica. E como se trata de investimentos bilionários e de longo prazo, que podem chegar a 20, 30 anos, estabilidade é importante.
“O Ministério da Infraestrutura, olhando esse cenário que está sendo criado, está se organizando para dar mais garantia. Flutuações de mercado sempre existem e as empresas estão cientes desses riscos”, afirmou.
Durante sua apresentação, o diretor da Bravo Serviços Logísticos criticou a atual discussão sobre preços mínimos do frete rodoviário. Classificou como vergonha a retirada de vigor da tabela produzida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Para o executivo, o trabalho tinha sido bem feito, com análise e consultas públicas. “A Esalq pegou uma tabela de frete feita em um dia e fez outra mais decente.”
O Supremo Tribunal Federal (STF) previa o julgamento da legalidade da tabela para a próxima semana, mas o assunto foi retirado da pauta. Marcos Ribeiro alertou que, a depender da decisão da corte máxima da Justiça brasileira, novos movimentos de caminhoneiros, como a greve do ano passado, podem ocorrer.
“Podemos ter nova paralisação. Tomara que não tenhamos, visto que uma paralisação em setembro, na época de plantio, não vai ser benéfica para o nosso segmentos”, disse Ribeiro.
*O repórter viajou a convite da Abrapa
Fonte:Link para matéria original
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
Desenvolvido para argamassa de assentamento, chapisco e reboco. O Aditivo de Cimento ATRAI MASSA reduz em até 100% o uso de cal.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments