Posted: 18-05-2019
Category: Construção
Tagged: aditivo, cimento, concreto, metrô
Ligação que deve aliviar movimento de passageiros entre as linhas 2 e 4, no entanto, ainda deve levar tempo para sair do papel.
O Metrô de São Paulo contratou o consórcio TPC na sexta-feira (10) para elaborar os projetos executivos do novo túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista.
Com prazo de 42 meses, o contrato com a TPC prevê ainda o acompanhamento técnico dos trabalhos de construção, ou seja, a previsão inclui o período em que o túnel será construído, mas por outra empresa em nova licitação específica e que ainda não tem data divulgada pelo governo. Estima-se que a obra durará entre 18 e 24 meses, portanto, é bastante provável que ela seja iniciada em 2020 e fique pronta durante 2022.
Mas a abertura de novas estações na Linha 4-Amarela aumentará a quantidade de usuários novamente, tornando a nova ligação necessária. A ideia é que o fluxo de passageiros seja dividido a partir da área onde existem as escadas rolantes e o final da esteira restante. Nesse ponto os passageiros que seguem para a Linha 4 acessarão o novo túnel que terá saída no mezanino lateral da estação Paulista.
O túnel atual ficará exclusivo dos usuários que se deslocam em direção à estação Consolação.
Ligação que deve aliviar movimento de passageiros entre as linhas 2 e 4, no entanto, ainda deve levar tempo para sair do papel.
O novo túnel não é a única ação tomada pelo Metrô para reduzir o desconforto dos usuários. A empresa vai instalar mais oito escadas rolantes para a estação Pinheiros da Linha 4-Amarela. Elas serão colocadas nos quatro pisos que hoje têm espaço para uma terceira escada, facilitando o escoamento dos passageiros.
A obra pode demorar 42 meses, mas, ao ser concluída dividirá o fluxo de passageiros o que gerará mais conforto para os usuários das linha.
Autor: Ricardo Meier
Fonte:www.metrocptm.com.br
Link da matéria original: metro contrata projeto do tunel entre as estacoes paulista e consolacao
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
O Atrai Block Max É um aditivo para concreto semi-seco e age alterando as propriedades físicas e químicas da água tornando melhor sua reação com o cimento.
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