Posted: 13-12-2013
Category: Construção
Tagged: cbic, construção, investimentos, pib
BRASÍLIA - A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) espera que o PIB do setor volte a crescer mais que o nacional no próximo ano. Segundo o vice-presidente da câmara, José Carlos Martins, a estimativa da entidade é que o PIB da construção civil tenha uma expansão entre 3% e 4% em 2014, enquanto que a economia brasileira deve registrar uma ampliação de 2,5%.
Ele destacou que para este ano a Cbic também projeta crescimento econômico de 2,5%, porém, ao contrário do que vinha acontecendo em anos anteriores, o PIB da construção civil deve fechar com expansão de 2%.
“A economia não correu como a gente queria e isso causou impacto no setor. Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda”, afirmou Martins.
Para o executivo da Cbic, as concessões de obras de infraestrutura, assim como a continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida, devem contribuir para o crescimento do setor e do investimento no país. Mas tudo dependerá de regras claras para reduzir insegurança jurídica para os investidores.
Repetindo os números do Ministério da Fazenda, o vice-presidente da Cbic ressaltou que a taxa de investimento do país tem condições de atingir a marca de 24,1% em 2022. Atualmente, essa taxa corresponde a algo em torno de 18%, considerada por Martins como pífia para garantir o crescimento sustentável do país.
Para estimular os investimentos, principalmente nas concessões, Martins frisou que é preciso ter regras claras para haja interessados no negócio. “O risco tem um custo e quando se faz uma concessão, se ele existir vai ser precificado”, comentou em apresentação de balanço sobre o desempenho do setor em 2013 e perspectiva para 2014.
Tweet
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para
dar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no
estado fresco e thumbendurecido, podendo ser exploradas para ampliar as qualidades e minimizar possîveis desvantagens das
misturas sem os aditivos.
O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras
propriedades, melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.
Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar, entre outros. O preparo pode ser feito tanto em centrais, no modelo de concreto usinado, quanto nos canteiros de obras.
O Atrai Block Max É um aditivo para concreto semi-seco e age alterando as propriedades físicas e químicas da água tornando melhor sua reação com o cimento.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisDados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia mais
Comments
There are no comments