Conceito que identifica a menor ou maior aptidão do concreto ser empregado sem perda de homogeneidade. Determina a facilidade com a qual os concretos podem ser misturados, lançados, adensados e acabados.
Exsudação é a tendência da água de amassamento vir á superfície do concreto recém lançado, devido ao sua densidade ser menor que a dos agregados e a do cimento.
Tendência dos agregados graúdos se separarem da argamassa, deixando o concreto não homogêneo cheio de vazios, reduzindo a resistência mecânica.
Coesão é a medida da facilidade de adensamento e de acabamento, a qual é geralmente avaliada por facilidade de desempenar e julgamento visual da resistência à segregação
Uma das principais propriedades do concreto é a resistência aos esforços mecânicos de diversos tipos. Na maior parte das estruturas, o concreto está submetido a esforços que transmitem tensões de compressão.
Segundo a NBR 9778/1987, estruturas de concreto sem revestimento estão, em maior ou menor grau, sujeitas à ação de agentes agressivos como o gás carbônico existente no ar, o sal da água do mar, os gases sulfurosos de uma rede de esgoto etc., quanto mais poroso for o concreto, mais rapidamente esses agentes prejudicam a integridade da peça.
A Atrai Aditivos para concreto responde: São produtos empregados na produção de concretos e argamassas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido. O "Aditivo" é considerado o quarto componente do concreto,(cimento / agregados / água / aditivos).
A Atrai Aditivos para concreto responde: Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, e são exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.
A Atrai Aditivos para concreto responde: O aditivo para concreto plastificante &etilde; um composto orgânico que, quando aplicado ao concreto ou argamassa, reveste os grãos de cimento e provoca por meio de cargas elétricas, repulsão entre esses grãos. Essa repulsão promove um melhor "escorregamento" entre os grãos, ou seja, permite obter uma mesma fluidez com menor quantidade de água.
A Atrai Aditivos para concreto responde: A Atrai Aditivos lhes oferece uma linha de produtos de alta qualidade, entre em contato conosco e faça um orçamento e garanta nossa qualidade em suas construções.
A Atrai Aditivos para concreto responde: aditivo para concreto impermeabilizante é um tipo de aditivo que reage com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando uma elevada impermeabilidade ao concreto ou argamassa.
Conte com nossa equipe para indicar o melhor aditivo para seu concreto e obtenha o melhor resultado.
Esse é o tipo de concreto mais comum nas construções brasileiras, pois, pode ser utilizado em diversos tipos de estruturas. Ele possui uma consistência seca, por isso precisa da utilização de ferramentas como vibradores para ser adensado e seu transporte deve ser realizado por meio de carrinhos de mão, gruas, elevadores ou gericas.
Esse tipo de concreto tem como principal característica a sua alta fluidez, permitindo que ele seja transportado por bombeamento via tubulações. Ele é muito utilizado em grandes obras verticais, pois, o método de transporte empregado garante menos gasto de tempo com transporte e com adensamento do concreto, proporcionando menores gasto com mão de obra.
Esse concreto possui uma enorme fluidez, por isso, o seu slump é elevado, sendo superior a 200 mm e para assegurar uma alta homogeneidade, resistência, durabilidade e facilidade de bombeamento são utilizados aditivos fluidificantes. O que garante a ausência de segregações durante a concretagem, desse modo, não são necessárias ferramentas como vibradores para realizar o adensamento, diminuindo, significativamente, a mão de obra para realizar essa atividade. Conheça nosso aditivo para concreto: Atrai Fluid(Aditivo para concreto auto adensável).
O concreto leve é um tipo de concreto que possui baixa densidade, sendo cerca de um terço da densidade dos concretos comuns, enquanto os normais possuem densidade variando entre 2300 e 2500 Kg/m3, os levem chegam a aproximadamente 500Kg/m3. Eles se destacam pela sua elevada capacidade de isolamento térmico e acústico e costumam ser aplicados em regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, fabricação de blocos, enchimentos de lajes e outras exigências específicas de cada obra.
Esse tipo de concreto possui densidade superior a 2800Kg/m3, essa elevada massa específica é obtida através da adição de materiais pesados como magnetita, hematita e barita. A dosagem correta desses materiais deve proporcionar alta densidade, resistência, durabilidade e proteção contra radiações. Por esse motivo ele é utilizado, principalmente, nas construções de câmaras de radiação Raio-X ou gama, bases, lastros e paredes de reatores atômicos.
O concreto protendido comum e mesmo o concreto armado possuem uma resistência baixa a esforços de tração. Desse modo, o concreto protendido surgiu para possibilitar uma maior resistência do concreto a esse tipo de esforço. O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A armadura sofre um pré-alongamento e produz um sistema autoequilibrado de esforços, sendo esse sistema a tração no aço e a compressão no concreto, aumentando a resistência do material sem grandes impactos de ações externas.
Este tipo de concreto é também conhecido como concreto sem abatimento e tem aspecto de uma "farofa" onde se adiciona somente a água necessária para hidratar o cimento e facilitar a moldagem dos artefatos, utiliza-se entre 5 e 8% de água do total do traço em massa, é um concreto que possibilita a desforma imediata amplamente utilizado para fabricar blocos, tubos, pavers, telhas. Conheça nossos aditivos para concreto semi-seco, Atrai Block (nosso aditivo para concreto semi-seco) e o Atrai Block Max(aditivo para concreto semi-seco com mais algumas possibilidades de uso).
Concreto armado é uma estrutura que adiciona armações de aço ao concreto afim de aumentar sua resistência a forças de compressão e tração. Ele é bastante utilizado em pilares, vigas, sapatas, lajes, dentre outros componentes estruturais. E se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX.
Conte com nossa equipe para indicar o melhor aditivo para seu concreto e obtenha o melhor resultado.
É o tipo mais básico disponível no mercado. Possui somente o gesso como aditivo, que funciona como retardador da pega, e isso possibilita um maior tempo de aplicação. Esse tipo de cimento é utilizado geralmente em obras em que não há exposição a ambientes desfavoráveis com a presença por exemplo de sulfatos do solo ou de águas subterrâneas. Classe de resistência: 25 MPa.
Os cimentos CP II são chamados de compostos porque recebem a adição de outro material. Isso confere a esse cimento um menor calor de hidratação, ou seja, faz com que ele libere menos calor quando em contato com a água. O CP II-E é uma composição intermediária entre o Cimento Portland comum e o Cimento Portland com adições. Contém adição de escória granulada de alto-forno e é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento.
O CP II-Z é fabricado com adição de pozolana o que confere ao cimento menor permeabilidade e também pode conter adição de material carbonático (fíler) no limite máximo de 10% em massa. Por isso, esse tipo de material é ideal para obras subterrâneas e locais que estejam em contato com água.
CP II F atende desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento, concreto massa e concreto para pavimentos. O CP II F-32 tem adição de fíler calcário, em teor entre 6 e 10% e não é o mais indicado para aplicação em meios muito agressivos. Possui adição de 6% a 10% de material carbonático em sua composição. É utilizado em aplicações gerais como concreto simples, armado, protendido, elementos pré-moldados, pisos e pavimentos de concreto etc.
Os tipos anteriores de cimento podem ser classificados como resistentes a sulfatos desde que se enquadrem em exigências específicas. Muito presente em redes de esgoto, ambientes industriais e em construções em contato com água do mar.
Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão ocasionada pela reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. E particularmente vantajoso em obras de concreto-massa, tais como barragens, peças de grandes dimensões, fundações de máquinas, pilares, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, pilares de pontes ou obras submersas, pavimentação de estradas e pistas de aeroportos. Comporta adições de 35 a 70% de Escória e até 5% de material cabornático (fíler). Sendo o cimento mais ecológico de todos os cimentos produzidos no Brasil. Pois além da preservação das jazidas naturais e pelo menor lançamento de CO2 na atmosfera, aproveita o rejeito das siderúrgicas, a escória.
Dados da Fipe e da Abrainc atribuem crescimento ao déficit habitacional do país
Leia maisA startup canadense CarbonCure Technologies tem investido bem na redução de poluentes a partir do carbono e, de quebra, lançou um produto super sustentável no mercado!
Leia maisAcelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa
Leia maisConsiderado o quarto elemento na família do cimento, os aditivos são fundamentais para potencializar as melhores e maiores propriedades do concreto. Por isso, desde 2001, a Atrai atua no mercado de Aditivos de Cimento, oferecendo produtos que melhoram o desempenho do concreto e da argamassa, aumentam a qualidade dos subprodutos de cimento e ainda diminuem os custos de produção.
Além de acabar com o desperdício e melhorar a utilização dos recursos naturais, os Aditivos ATRAI aumentam também a qualidade e a durabilidade dos subprodutos de cimento.